quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

E assim se faz cozinha...

A minha mãe era uma cozinheira "de mão cheia". Cozinhava como ninguém e adorava fazê-lo para agradar àqueles de quem gostava. Sabia comprar os ingredientes, sendo exigente quer na sua procedência (não havia pencas como as de Trás-os-Montes...), quer na qualidade dos produtos manufacturados, (não havia chocolate como o "Belleville"...), quer na frescura dos alimentos, quer no corte da carne... Gostava de inovar surpreendendo-nos com receitas que experimentava porque tinha comido num determinado restaurante,ou porque tinha lido num livro ou numa revista de culinária. O seu maior prazer era pensar no que ia cozinhar, saborear o que cozinhava ou deleitar a sua família ou amigos com petiscos a toda a hora. Eu,aprendi com ela quase tudo que sei mas, estou longe de cozinhar como ela. Gosto, no entanto de cozinhar, e considero que a comida é um consolo psicológico e que as refeições preparadas com amor e carinho são um ritual a preservar. Nesta sociedade de "consumição", de uma competição profissional desenfreada, de relações efémeras e superficiais, de falta de tempo de reflexão dada a imposição de tudo ser para "ontem" e de excesso de informação creio que os "miminhos caseiros" que o prazer da mesa nos pode proporcionar serão fonte agregadora de afectos consolidados.

3 comentários:

  1. Estou de acordo. Partilho a opinião que à volta de uma mesa com petiscos saborosos a vida fica mais simples e mais sincera.
    Parabéns pelo Blog. Continua, fico à espera. Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Nada como as mães para nos transmitirem tantos saberes e sabores!
    Boa ideia este blog!Só falta agora ilustrar as receitas com umas belas fotografias, não é?
    A propósito este fim de semana vou fazer o cheese cake de morango, parece-me delicioso!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Tendo crescido sempre a ver pretaxtos para festas e mesas fartas tanto em casa dos meus pais como em casa do meu avô (mas era mais lá, porque o meu avô sempre gostou de ter "o prazer da mesa"), não admira que eu também goste de ver pratos bonitos e mesas enfeitadas em datas especiais, mesmo que seja só com petiscos rápidos para um convívio com amigos. No entanto, com a crescente "desculpa" de que as pessoas se aproveitam agora (que o tempo não está para festas, que é tudo muito bonito mas o dinheirinho faz muita falta) parece que também a imaginação vai diminuindo cada vez mais e com ela o convívio social. E em alturas ditas "de festa" não há tempo nem pachorra para fazer seja o que for na cozinha, mas nós, que gostamos de coisas boas e de agradar a quem nos agrada, queremos ver-lhes sempre um sorriso na cara ao provar DELÍCIAS como estas que acabei de ler aqui... e das quais vou ter o "descaramento" de copiar algumas nos meus blogs, após experimentar fazê-las e caso essas tentativas me corram bem. É de pessoas assim, que mostram as coisas boas que o nosso país tem no mundo dos petiscos e da culinária tradicional, que a sociedade precisa... não de chefs e pseudo-chefs que vão para a França e para a escola de Culinária aprender a fazer pratos com 3 linhas e demoram uma eternidade... para além de terem 50 ingredientes na sua composição!

    ResponderEliminar